INFORMAÇÃO: ESTAMOS ENCERRADOS PARA FÉRIAS DE 11 A 18 DE AGOSTO. AS ENCOMENDAS EFETUADAS DURANTE ESTE PERÍODO SERÃO EXPEDIDAS NO DIA 19 DE AGOSTO. Portes Grátis para encomendas superiores a 25€ para Portugal continental.

O que é um Dream Catcher?

Escrito em 23 de Jan. de 2020

O que é um Dream Catcher?

Os Dream Catcher, ou Caçadores de Sonhos, tornaram-se bastante populares durante a década de 1980.

Foram amplamente usados em artigos de artesanato, peças de joalheria e também muito comuns em artigos de decoração para casa. São feitos a partir de um aro de madeira, geralmente salgueiro, na qual uma rede é tecida com fibras naturais. Normalmente têm penas e contas penduradas no aro também.

Enquanto os Caçadores de Sonhos modernos têm várias formas, por norma os originais são pequenos, tendo apenas alguns centímetros de tamanho e são feitos à mão a partir de materiais naturais.

O seu significado

O significado do Dream Catcher e as crenças em torno de sua construção têm origem nas culturas nativas americanas. Este artefacto, no fundo, era um talismã, usado para proteger as pessoas de pesadelos e era geralmente usado para crianças pequenas, sendo pendurado acima de seus berços ou camas.

As culturas nativas americanas acreditam que bons e maus sonhos enchem o ar à noite e por isso, o Dream Catcher age como uma teia de aranha, aprisionando os pesadelos ou visões, permitindo assim que os bons sejam filtrados. Os pesadelos capturados na rede são destruídos quando a luz do sol da manhã o atinge, enquanto os bons sonhos filtram-se através das penas e atingem gentilmente a pessoa adormecida abaixo.

As Formas

Cada seção da forma do Dream Catcher possui um significado específico.

A moldura circular simboliza a Mãe Terra e tudo o que sustenta a vida. Sua forma circular também representa o fluxo contínuo da vida, pois não há começo nem fim. Além de representar o círculo da vida, também simboliza como o sol e a lua se movem pelo céu todos os dias num ciclo contínuo.

A teia ou rede do Dream Catcher é tecida de forma complexa dentro da moldura para imitar a aparência da teia de uma aranha. O círculo no centro é o seu coração e é onde os bons sonhos e visões são filtrados.

O seu significado

Existem alguns significados diferentes por trás das contas do Dream Catcher. Algumas culturas acreditam que as contas representam a aranha, enquanto outros dizem que as contas são a forma física dos bons sonhos que não passaram pela rede e se tornaram encantos sagrados.

O número de pontos na rede tecida também possui significados diferentes. Um apanhador de sonhos com 13 pontos representa as 13 fases da lua, 8 pontos simboliza a mulher-aranha nas lendas dos nativos americanos, 7 pontos referem-se às sete profecias, 6 pontos representam uma águia e 5 pontos simbolizam uma estrela.

A história de acordo com a tribo Ojibwe

O Dream Catcher teve a sua origem nas culturas nativas americanas, mais especificamente da tribo Ojibwe. Os Ojibwe chamavam o Dream Catcher de 'asabikeshiinh', que significa 'aranha'. De acordo com a lenda dos caçadores de sonhos de Ojibwe, uma Mulher-Aranha chamada Asibikaashi cuidava de todas as pessoas e crianças em suas terras, mas à medida que a tribo se espalhava e crescia passou a ser mais difícil para ela protegê-los todos.

Como ela não podia ir a todas as crianças à noite e protegê-las das influências do mal, conseguiu ajuda das figuras maternas da tribo. As mães e avós de Ojibwe faziam o Dream Catcher tecendo teias sobre aros de salgueiro e pendurando-os sobre a cama de todas as crianças para prender os pesadelos.

Nos dias de hoje

Hoje em dia podemos encontrar estes artefactos em áreas como a moda, joalheria, pintura e também em artigos decorativos nas mais variadas formas e cores.

No entanto, a diferença entre o Caçador de Sonhos como instrumento de poder e o simples artefacto decorativo está na intenção ou crença na sua utilização.

Sendo um simples objeto decorativo ou um artefacto de proteção, a verdade é que este objeto nos capta a atenção com as suas penas, as cores variadas e teias desenhadas, sendo por isso um dos artigos mais escolhidos por aqui.

Source: One Tribe Apparel Photo: Mood


×