Portes Grátis para encomendas superiores a 49€ para Portugal continental

Hygge, o lado bom da vida.

Escrito em 12 de fevereiro de 2020

Hygge, o lado bom da vida.

Difícil de explicar e ainda mais difícil de pronunciar, a palavra dinamarquesa hygge tornou-se famosa em todo o mundo. Hygge traduz-se em "aconchego", mas significa muito mais que isso. Então, o que é hygge, realmente?

Hygge (pronunciado hoo-ga) é uma palavra dinamarquesa usada para expressar um sentimento ou momento, sozinho ou com amigos, em casa ou fora de casa.

O que significa hygge?

Na sua essência, hygge significa criar uma atmosfera acolhedora e apreciar as coisas boas da vida com pessoas boas. O brilho quente da luz das velas ou  simples serão a ver filmes em família é cereja no topo do bolo! E não há nada melhor do que ficar sentado com amigos e familiares, discutindo as grandes e pequenas coisas da vida. Talvez hygge explique por que os dinamarqueses são algumas das pessoas mais felizes do mundo.

As origens da hygge dinamarquesa

Hygge não se originou na língua dinamarquesa, mas no antigo norueguês, onde significava algo como "bem-estar". Apareceu pela primeira vez nos escritos dinamarqueses por volta do final do século XVIII e os dinamarqueses adotaram-no desde então. Uma coisa boa do hygge é que você pode aplicá-lo em qualquer lugar e os dinamarqueses fazem-no literalmente a tudo o que os rodeia.

Hygge na decoração

É indiscutivelmente um dos melhores segredos da decoração de interiores. Hygge é o conceito dinamarquês de criar alegria e aconchego nos momentos quotidianos da vida. Hygge é um estado de espírito. É algo inerente ao seu ambiente, é como sentir a casa repleta de amigos, família e histórias.

A ideia por trás do hygge é que alguém entre em sua casa e obtenha imediatamente a vibração “Eu adoro morar aqui”. O designer de móveis Morten Georgsen explica: “Nós, dinamarqueses, amamos o estado de espírito hygge porque é pacífico, amigável e um fantástico alívio do stress. Talvez uma das razões pelas quais os dinamarqueses, ano após ano, sejam nomeados as pessoas mais felizes do mundo."

Por sua vez, o design de interiores é uma ótima maneira de mergulhar no reino sensorial. Com elementos de design que variam de luz, textura e cor, é impossível não explorar toda a gama de sentidos, criando um espaço no qual se quer passar tempo.

Aqui ficam algumas características da decoração hygge

1. Dê conforto ao seu espaço através da iluminação

Velas, lâmpadas e lanternas estão entre as opções de iluminação e sempre encontradas numa casa cheia de hygge. A iluminação pode definir seu humor por isso escolha algo que você ama. Comum na decoração escandinava, encontra velas espalhadas por todo o espaço.

Um recanto de leitura aconchegante, com uma cadeira confortável e luz quente, é o lugar perfeito para encontrar o seu "zen" interior e relaxar o corpo e a mente. Ter iluminação nos dois lados da cama também é uma ótima maneira de incorporar hygge à decoração da sua casa, fazendo com que o quarto pareça mais um refúgio do que apenas um lugar para dormir.

2. Na decoração hygge, menos é mais

Selecione peças de decoração favoritas com utilidade e estilo. Escolha neutros e brancos para as cores da sua parede em toda a casa, para criar uma sensação de espaço e calma. Livros que você ama, que podem estimular conversas entre os convidados, ou um vaso de cristal da sua bisavó são exemplos perfeitos de como trazer um pouco de hygge à decoração da sua casa.

3. Adicione almofadas macias e cobertores grandes e fofos

Não há nada tão reconfortante como se enroscar no sofá com um cobertor grande e confortável envolto em si. Cobertores e almofadas proporcionam conforto a qualquer espaço da casa. O uso de texturas suaves como a caxemira também pode ajudá-lo a estimular o sentido do tato.

Dica de designer: troque as almofadas e cobertores, dependendo da estação. Por exemplo, na primavera e no verão, traga suas almofadas de linho e cobertores leves, enquanto no outono e inverno você precisará de mais uma peça de tricô robusta com almofadas de pelo sintético para obter uma textura nova e atraente.

4. Escolha um esquema de cores neutras

Sejamos honestos, por mais que gostemos, a cor pode ser muito perturbadora. Evite isso na decoração da sua casa, mantendo tudo numa paleta de cores neutras. Ele cria uma sensação simplificada em todo o espaço.

Incorporar madeiras quentes é uma maneira perfeita de dar um toque escandinavo à sua casa. Os tons de madeira não apenas aquecem sua casa, mas também ajudam a aproximá-lo da natureza.

5. Crie o seu spa

Faça da sua casa de banho um oásis. Não é apenas um lugar para se preparar pela manhã, mas um lugar para fugir e relaxar. Tente adicionar um tapete de pelo para os pés descalços, ou um robe aconchegante pendurado na parede.

6. O fogo

Na cultura dinamarquesa, amigos e familiares se reúnem em volta da lareira quando passam algum tempo juntos. Essa experiência de hygge representa calor e união e certamente fará com que qualquer casa se sinta acolhedora e confortável. Isso também se vincula ao nosso primeiro ponto de iluminação. Ter camadas de luz, como velas, luzes de corda e fogo, traz uma sensação de lar numa decoração aconchegante. Sentar-se à luz do fogo é uma sensação tão emocionante e aconchegante que se deve irradiar todos os dias.

Source: Visit DenmarkHygge HouseDecorilla  Photo by Stella Rose for Unsplash