Portes Grátis para encomendas superiores a 49€ para Portugal continental

Força e esperança, as cores de 2021.

Escrito em 16 de janeiro de 2021

Força e esperança, as cores de 2021.

Um casamento de cores que transmitem uma mensagem de força e esperança.

PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating, são as duas cores independentes que provam que dois elementos diferentes se podem unir para se apoiarem um ao outro, expressando assim o melhor sentimento da Pantone Color of the Year 2021.

Prático e sólido como uma rocha, mas ao mesmo tempo aconchegante e otimista, a união de PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Iluminante é uma combinação de força e positividade.

É uma mensagem de felicidade, força e esperança. Tudo o que o espírito humano precisa sentir, no fundo, que tudo ficará mais claro e brilhante.

Pela primeira vez foi escolhida uma tonalidade acromática (cinza) e a segunda vez que duas cores foram escolhidas.

Embora a seleção de duas cores possa ser vista como uma barreira, pretende-se com esta escolha que as pessoas considerem o impacto das cores como um par unificado, sugerindo a importância da solidariedade para o ano de 2021.

"Duas cores extremamente independentes destacam como diferentes elementos que se unem para expressar essa mensagem de força e esperança", disse Laurie Pressman, vice-presidente do Instituto Pantone.

Implicações terapêuticas

A Cor do Ano da Pantone reflete as tendências de cores na moda, beleza, design e decoração e, desde o início, a iniciativa também serviu como uma espécie de anel de sentimentos, selecionando os tons que capturam o espírito da época. Em anos de incerteza - como a pandemia global que atravessamos - isso muitas vezes significou escolher cores destinadas a acalmar ou a enaltecer.

Tons de azul serenos fizeram várias aparições nas últimas duas décadas, mas a única outra vez em que um tom amarelo otimista foi selecionado foi durante outra crise económica generalizada. Em 2009, Pantone escolheu a animada Mimosa, projetando uma sensação de esperança, assim como na Grande Recessão de 2008 que abalou a América e também a Europa.

A escolha do ano passado, Classic Blue, ofereceu uma sensação de tranquilidade enquanto o mundo se movia para uma nova década, bem como um bálsamo para sentimentos de instabilidade e inquietação. Ele foi selecionado pouco antes do COVID-19 se tornar uma crise internacional.

Associações psicológicas

De acordo com o comunicado de imprensa da Pantone, Illuminating está associado a otimismo e vivacidade, enquanto Ultimate Grey encoraja "sentimentos de compostura, estabilidade e resiliência."

Na sua própria pesquisa sobre associações de cores, Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone, descobriu que o amarelo costuma ser associado a "alegria" e "felicidade", devido à sua correlação com o sol.

Um pequeno estudo revisto por seus pares em 2019, liderado pela psicóloga suíça Domicele Jonauskaite, chegou a uma conclusão semelhante. O estudo usou música e imagens para induzir estados de espírito específicos em seus 125 participantes e, em seguida, pediu que escolhessem cores que combinassem com seus estados de espírito. Os participantes geralmente associavam a cor amarela com alegria.

"O que tentámos demonstrar foi que cada um de nós tem diferentes elementos que se unem, e é essa união que expressa a força e a esperança", disse Eiseman.

"Acho que (uma) coisa se tornou bastante clara durante este tempo ... em todo o mundo é essa compreensão mais profunda de quanto precisamos uns dos outros", disse Pressman. "Como nossas conexões com outras pessoas, nossos relacionamentos com outras pessoas, nos dão esse apoio emocional."

Fonte: https://www.pantone.com/color-of-the-year-2021https://edition.cnn.com/style/article/pantone-color-of-the-year-2021/index.html